26 de abril de 2009

Coleção Mofo # 1

Antiquário Supercordiano vol. 1
(2002-2003)

1. Um filtro
2. Último cigarro em Saturno (mono)
3. Observatório (psy mix)

Download!

Inaugurando a Coleção Mofo, apresentamos este pequeno fonograma digital com algumas raridades do imaginário supercordiano. Se não me engano, estas três canções foram gravadas em 2002 e 2003, logo depois de terminadas as gravações de A pior das alergias e destinadas a um novo álbum chamado Supercordas.

Acabou virando mesmo foi uma banda.

Aviso logo que são canções estranhas que, por um motivo ou outro, acabaram sendo completamente abandonadas, a começar por "Um filtro". Seria a abertura, em determinado momento, mas quem conhece "Da órbita de um sugador" entende bem por que ela perdeu o lugar, mesmo que hipotéticamente, já que tal disco nunca foi lançado ou mesmo terminado.


Todas soam um tanto estranhas, dissonantes, às vezes desafinadas, tudo isso porque os sons ficaram durante um bom tempo só em fitas gravadas na máquina de quatro canais e não mixadas para o computador, e a geringonça foi definhando lentamente, mas não sem antes proporcionar uma mixagem cheia de defeitos destas três músicas. Os problemas de rotação da fita acabaram atrapalhando a afinação e o que estava no canal 1 soava muito fraco (como uma guitarra quase inaudível e um xilofone bêbado em "Último cigarro em Saturno").

Claramente e em vernáculo: que se foda, é essa a alma da Coleção Mofo! Libertamos dos claustros da censura quântica qualquer insanidade musical desferida em tempos perdidos como o 1985 alternativo onde Biff comandava Hill Valley, ou a viagem quadridimensional lisérgica de David no final da Odisséia Espacial, ou mesmo como a tentativa de invenção de sonoridades folclóricas de países e civilizações que jamais existiram (sobre este aspecto mais selvagem, aguarde um dos próximos volumes da Coleção Mofo, Canções de Kugel Mugel vol. 1)

As canções parecem refratar uma climatização mais lúgubre deste pré-cambriano dos Supercordas, a ser futuramente afogado por um espírito mais celebrativo e livre das escaramuças do peripatetismo adolescente. Apenas "Observatório" teve uma certa continuidade. Eu e Valentino chegamos a trabalhar nela novamente na época da gravação do Satélites no bar e.p., mas não entrou por falta de uma boa gravação.



Nenhum comentário: