3 de outubro de 2007

Filipe Giraknob: ao vivo plano b

ao vivo plano b
(Fronha Records, 2006)

Download

Não me lembro exatamente quando o Giraknob fez essa apresentação no Plano B - a grande loja de discos e happenings da Lapa - provavelmente no primeiro semestre de 2006. Lembro, sim, que eu estava lá e acompanhei de perto meu ébrio irmão camarada enquanto ele arrancava espectros granulares de sua guitarra processada e de uma mesa de som realimentada com defeitos telúricos. Depois da apresentação eu elogiei aqueles "passarinhos esquizofrênicos" e Giraknob retrucou "não são passarinhos, Pedro! São espectros complexos!", "Sim, é verdade... me desculpe".

Foi sua primeira apresentação solo. Ele não parecia muito feliz com o resultado naquela noite, mas hoje eu escuto e acho de fato uma obra-prima de 25 minutos. Não ousarei escrever uma resenha propriamente dita, pois como malentendedor que sou da música erudita-dodeca-contemporânea, apelaria para metáforas épicas e o artista não ia gostar.
Enquanto o Giraknob não lança seu muy aguardado disco de estúdio, eis aí esta magnífica peça lançada pela Fronha Records.

3 comentários:

Gui disse...

Genial, o Gira tem logo que lançar o disco mesmo!!

Lou disse...

Também acho, ouvi agora e adorei!

Stellio disse...

experimentalmente pirante...